quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Doces artesanais no Mercado Municipal de Bragança


 



 


 


Já está a funcionar, no Mercado Municipal de Bragança, a pastelaria da Doceamêndoa, com doces e bolos artesanais únicos, cuja receita é bem guardada em família. Aqui podem encontrar-se diversos doces à base de amêndoa, nozes, pinhões, avelãs, chila e castanha, num total de 32 variedades, incluindo bolos de aniversário e bolos apropriados a cada época do ano.


Nesta época natalícia, a Doceamêndoa destaca o seu bolo-rei de castanha, um bolo recheado de frutos secos, com uma massa especial, cujo segredo não se pode revelar, e decorado com castanhas, frutos secos e apenas cereja cristalizada para enfeitar, tudo polvilhado com açúcar. Para além desta iguaria, há, também, a possibilidade de adquirir o bolo-rei sem açúcar, apropriado para os diabéticos e para todos os que desejam comer de forma mais saudável.


A castanha, aliás, é um fruto a que a empresa está a dar muito destaque, já desde o início deste ano, como contou Maria Diogo, responsável e doceira: “temos a tarte de castanha e mel, os bolos “sacos de castanha”, o pão de ló de castanha”, exemplificou.


Em Bragança, a Doceamêndoa criou quatro postos de trabalho e tem já em vista a exportação para países como a Espanha, França, Alemanha, Itália e Brasil.


A casa abriu, inicialmente, em Torre de Moncorvo, há mais de 15 anos, numa altura em que a tradição de usar amêndoa na doçaria regional estava praticamente perdida. A família criou as receitas e decidiu avançar, conseguindo divulgar estes doces únicos e originais, não só em todo o país, como em outras partes do mundo.


O segredo para esta divulgação tem estado no trabalho desenvolvido ao longo dos anos, na qualidade dos produtos e, também, na presença permanente em várias feiras de artesanato e de gastronomia que ocorrem por todo o país e pela Europa.


Os bolos, os doces artesanais, o pastel de nata produzido de uma forma muito especial pela Doceamêndoa, (um verdadeiro pastel de nata tradicional), têm conquistado muito público, e não apenas os gulosos.


 


Amêndoa Coberta vai estar à venda em breve


Em breve, a Doceamêndoa pretende, também, abrir uma nova loja, junto à pastelaria, dedicada, única e exclusivamente, ao fabrico da tradicional amêndoa coberta de Moncorvo. Este famoso doce genuíno vai ser fabricado ao vivo e à moda antiga, com a amêndoa a ser trabalhada nas bacias de cobre, envolvidas, constantemente, em calda de açúcar até atingirem o ponto.


Para todos os apreciadores da doçaria tradicional e artesanal, em especial daquela que usa frutos regionais, esta é uma excelente oportunidade para conhecer e provar os bolos da Doceamêndoa, na pastelaria do Mercado Municipal de Bragança.


 


Fonte: Mensageiro de Bragança


 



 

Sem comentários:

Enviar um comentário