sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Companhia de Angola traz Paisagens Propicias a Bragança

Foto retirada do Teatro Municipal de Bragança

Bragança, a par com Lisboa e o Porto, foi a cidade portuguesa escolhida pela Companhia de Dança Contemporânea de Angola (CDC) para exibir a sua mais recente criação - "Paisagens Propícias".
Este é um espectáculo de dança inspirado no vasto universo que é a obra de Ruy Duarte Carvalho, a qual, compreendendo um largo espectro de produção artística que vai da literatura à fotografia e do desenho ao cinema, constitui uma abundante fonte de matéria criativa. Foi com base nela que a companhia partiu para a recriação de outros universos ou paisagens; para especulações criativas que vão de encontro ao próprio espírito essencial e constante da sua vida.
As cores e calores da terra absorvidos da sua obra remetem-nos para a vida por detrás da paisagem ou do ser que respira dentro dos corpos nutridos pelo labor das colheitas e do gado.Com os intérpretes da Companhia de Dança Contemporânea de Angola mergulhou-se nesse rio que corre a sul, na província do Namibe. Filtrados pela superfície da linha de água, escutaram-se vestígios de sons, gestos e cores que foram trazidos à tona embrenhados nos corpos e nas almas.
Através do processo criativo efectuou-se um caminho de retorno ao essencial. Evitando os lugares comuns e apontando às emoções, às objetividades e contrariedades do ser humano, geraram-se novos territórios de representação, alegorias de espaços e geografias, origem de todas as coisas.

Local: Teatro Municipal de Bragança
Data e Hora: 23 de janeiro; 21h30
Duração: 60 minutos
Preço: 6 (seis) euros


CANCELAMENTO DA TEMPORADA EM LUANDA
"Paisagens Propícias" é um espectáculo que estreia apenas este ano e em Portugal, muito embora tenha sido a peça escolhida para a abertura da temporada 2012 em Luanda. Problemas no edifício do Cine-Teatro Nacional da capital angolana levaram ao seu cancelamento.
Dando prosseguimento à sua programação e lamentando que a estreia mundial da peça “Paisagens Propícias” não tenha acontecido em Angola, a Companhia de Dança Contemporânea fez estreia em Portugal, no início do ano. Daqui o colectivo seguirá, no próximo mês, para Cuba.

PERCURSO DA CDC ANGOLA
Pioneira da dança contemporânea em Angola, onde é a única com estatuto profissional, a Companhia de Dança Contemporânea de Angola, fundada em 1991 pela coreógrafa angolana Ana Clara Guerra Marques, marca a ruptura estética e formal da dança neste país africano, ao propor a abertura para novos conceitos de espectáculo num terreno conservador quase exclusivamente marcado pelas danças patrimoniais e recreativas urbanas.
A utilização de espaços cénicos não convencionais, bem como a iniciação do público angolano ao Teatro-Dança, entre outras sugestões para a diversificação e renovação das linguagens da dança em Angola, não tem sido tarefa fácil, apesar das suas novas propostas estéticas despertarem cada vez mais a curiosidade e o interesse do público.

Fonte: Jornal O País

Sem comentários:

Enviar um comentário